quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Secretaria cria Reserva em Rio Brilhante e Corumbá

As RPPN têm como principal característica a conservação da diversidade biológica

 
Do Progresso
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (Semac) criou a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), denominada “Santa Angélica”, localizada no município de Rio Brilhante e a Reserva “Pioneira do Rio Piquiri”, em Corumbá.
Com 2.089,2307 ha, a RPPN Santa Angélica possui vegetação remanescente de floresta estacional semidecidual e está em área de transição dos biomas Mata Atlântica e Cerrado, e é formada também por várzeas que compõem a Área de Preservação Permanente do Rio Brilhante, Bacia do rio Paraná.
Com o reconhecimento, amplia-se a responsabilidade da área que tem como objetivo a conservação, a educação ambiental e a pesquisa científica, conforme previsto na Lei 9985/2000 do Sistema Nacional de Unidade de Conservação (SNUC) e no Decreto Estadual 7.251, de 16 de junho de 1993. Esta RPPN constitui-se em importante iniciativa para a conservação da natureza no âmbito do município de Rio Brilhante-MS.
A Pioneira do Rio Piquiri, em Corumbá, é a 37ª RPPN reconhecida pelo Governo do Estado de MS. A área possui características de savana arbórea aberta, savana parque e floresta estacional aluvial, em região de amplo domínio do bioma Pantanal. Seus recursos hídricos estão representados pelo Rio Piquiri, bacia do Rio Paraguai.
Esta RPPN constitui-se em mais uma importante ação para a conservação da natureza no âmbito do município de Corumbá. Esta iniciativa particular fortalece o Programa Estadual de RPPN numa área de relevante interesse e importância ecológica para conservação do Bioma Pantanal, e que a criação desta UC contribui para a valorização ambiental da região e em incremento também no Programa Estadual ICMS Ecológico.
O Brasil conta atualmente com centenas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), que juntas somam quase 480 mil hectares. O número pode até ser tímido, mas a meta do governo é ampliar ainda mais o número dessas reservas cuja característica principal é a sensibilização do cidadão comum para a conservação de parte da biodiversidade.

Nenhum comentário: